Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Title Image

Notícias

Home  /  Terapia da Fala   /  O meu filho precisa de terapia da fala?

O meu filho precisa de terapia da fala?

Cada criança tem um ritmo de desenvolvimento individual que difere das restantes. Isso é perfeitamente compreensível. Contudo, existem marcos de progressão, no discurso e na linguagem, expectáveis e considerados normais. É importante, para todos os pais e cuidadores, saber o que esperar em cada fase e estar atento aos sinais da criança. Assim sendo: 

Antes dos 12 meses: A criança deve ser capaz de usar sons para se relacionar com o ambiente. A partir dos 9 meses é comum começar a dizer “mamã” e “papá”, sem necessariamente conhecer o seu significado.

Aos 15 meses: A criança deve conseguir pronunciar sons e imitar palavras e ter acrescentado ao seu vocabulário mais duas palavras. Nesta altura, começa a compreender instruções simples.

Até aos 24 meses: Aos 18 meses é normal a criança conseguir dizer cerca de 20 palavras e, aos 2 anos, cerca de 50.

Até aos 3 anos: A capacidade comunicativa desenvolve-se, forma frases de 3 ou mais palavras e começa a compreender instruões mais complexas.

 

Conheça os sinais de alerta. Contacte um especialista de terapia da fala para avaliar a situação se:

Aos 12 meses: não faz gestos, como apontar ou acenar.

Aos 18 meses: para comunicar, prefere os gestos à verbalização e tem dificuldade em copiar sons.

Aos 2 anos: consegue apenas imitar poucas palavras, é incapaz de estruturar frases, faz uso de sons ou palavras repetidas para comunicar ou tem um tom de voz rouco.