Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do individuo bem como fatores ambientais/contextos que influenciam o seu desempenho nas atividades diárias. Identifica os seus pontos fortes e as suas fragilidades, envolvendo-o num processo terapêutico baseado em atividades significativas para potenciar, criar ou reabilitar capacidades de forma a obter um desempenho ocupacional mais satisfatório e independente.
O trabalho é realizado em cooperação com os familiares e cuidadores, procurando o desenvolvimento de competências, restauração de funções perdidas e prevenção de disfunções ou compensação das mesmas, numa procura intrínseca da promoção da autoconfiança, motivação e valorização do paciente na sua adaptação ao quotidiano.
Em que consiste?
A terapia Ocupacional, é uma especialidade médica, que têm em conta o desempenho e o envolvimento ocupacional de cada pessoa, avaliando e intervindo ao nível de três dimensões: a pessoa, a ocupação e o ambiente.
Quais os sinais de alarme?
Dificuldades em manipular brinquedos, puzzles e objetos pequenos, dificuldades em pintar dentro dos contornos, dificuldades em agarrar o lápis corretamente, mostrar pouca reação a estímulos, dificuldades em utilizar os talheres como as crianças da sua idade, etc.
A quem se destina?
Crianças e adolescentes que apresentem dificuldades na realização das tarefas do dia-a-dia.
Como decorre o tratamento?
O tratamento, assenta, numa perspetiva holística com o objetivo de estabelecer um plano de intervenção, que corresponda às necessidades de cada um, para um desempenho satisfatório da sua rotina.