Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Title Image

Notícias

Home  /  Apoio Escolar   /  Regresso às aulas, e agora?

Regresso às aulas, e agora?

Setembro marca o regresso às aulas. É na última quinzena que se dá início a um novo ciclo escolar, o regresso às aulas e o voltar à rotina. O reajuste das rotinas, os novos horários, colegas, desafios, conquistas… todos estes momentos exigem um esforço tanto para os pais como para os filhos. Peça fundamental no desenvolvimento do seu filho, a escola deve ser encarada de forma positiva, por mais intensa que esta fase de início do ano lectivo possa ser. Para ajudar a preparar/melhorar na transição no regresso às aulas dos seus filhos, menciono alguns aspetos a ter em conta:

Reflexão nas férias
As férias de verão são sempre um dos momentos mais aguardados do ano. Deve proporcionar ao seu filho um registo em conjunto, num caderno simples as aventuras de verão que tiveram. Escrever ajuda o nosso cérebro a memorizar e assimilar a informação. Podem escrever, desenhar, colocar fotos e todos os pequenos tesouros que encontraram ao longo das férias. As crianças adoram esta atividade o que permite muito mais liberdade criativa na criança.

Fazer um balanço
Fazer um balanço do ano anterior com o seu filho é fundamental. O que correu melhor e pior em termos de comportamento, estudo, relacionamento interpessoal.

Conversar sobre o novo ano letivo
É importante que os pais conversem com os seus filhos sobre os seus desejos e expectativas para este ano. Assim, contribui para que a criança se sinta segura e com capacidade e vontade de enfrentar as dificuldades que possam surgir. Questões importantes: quem são os teus professores? Quais são as matérias? O que esperas dos novos colegas de turma? Quais as tuas expectativas? Quais são os teus receios? Identificar um problema é a primeira forma de o resolver.

Fazer uma checklist do material escolar
A melhor forma de organização passa pelo papel e caneta. Elabore uma checklist com o material essencial para o regresso à escola do seu filho. Antes de elaborar a lista, verifique com o seu filho quais os materiais do ano passado que pode reutilizar. Explique-lhe que a sustentabilidade é o futuro e que passa pela utilização responsável do material escolar e de todos os consumíveis associados. Organize a lista de forma a colocar os itens por ordem decrescente de importância.

Horário semanal
Faça um horário semanal com o seu filho. Não deixa esta questão pendente, pois é importante para o seu filho começar o ano letivo de forma organizada e consciente. Torne visível a distribuição de tarefas ao longo da semana. Este horário deve contemplar não apenas o estudo mas também os momentos de lazer e atividades extra-curriculares.  Não esquecer que todos os dias deverão contemplar um período de tempo livre para serem criativos.

Ser autónomo e responsável
Autonomia em contexto educativo é a capacidade do aluno se responsabilizar pela sua aprendizagem, refletir criticamente e tomar as suas decisões. As crianças devem ser estimuladas e orientadas para estudar de forma autónoma. Não torne o seu filho dependente de si para fazer tarefas escolares ou estudo. É um erro comum que só promove dependência e a falta de confiança das crianças. Simplesmente, supervisione diariamente as atividades letivas em vasa, mostre que pode ajudar o seu filho, esclareça, mas incentive-o a estudar sozinho.

Reforço
Neste regresso às aulas, fale com o seu filho sobre aquelas que considera serem as suas melhores competências enquanto aluno. Valorize o seu filho e transmita segurança e confiança para enfrentar este ano letivo que se aproxima e termine com um abraço que verá que vale a pena.

O regresso às aulas não deve representar o fim dos tempos livres e das atividades de lazer. Estas atividades são imprescindíveis para manter uma atitude motivante e empenhada face às exigências do novo ano. Tudo o que o seu filho precisa é de sentir que o acompanha nesta jornada, seja nos momentos bons ou menos bons.

 

A PsicoSer desenha para os mais pequenos até aos mais crescidos, um bom regresso às aulas! Para os pais, que tenham a energia e perseverança necessária na sempre difícil tarefa de ser pai e mãe.

 

Sandra Carvalho
Psicóloga Clínica